A Proposta de Trabalho

 

 

            

           O  Programa  Escola  Integrada – PEI, foi criado em 2006  pela  Prefeitura  de  Belo   Horizonte.  Sete escolas iniciaram o Programa Piloto oferecendo o ensino fundamental em tem pó integral a cerca de 2000 alunos. Após avaliação do programa Piloto, em 2007, o Programa tem sido ampliado de forma gradativa às escolas da Rede Municipal.

           

 

O PROGRAMA

            Este programa tem a perspectiva de criar uma nova cultura do educar/ formar, que tem na escola seu catalisador, mas que transcende, para explorar e desenvolver os potenciais educativos da comunidade.

            A jornada  do aluno é de nove horas diárias, sendo quatro e meia  com os docentes, do horário regulamentar , e o restante com oficinas oferecidas por universitários e agentes  culturais das comunidades. As oficinas acontecem em espaços próximos das escolas exigindo, assim, que as crianças e adolescentes desloquem para esses lugares. Entende-se como momentos de aprendizagens os tempos de mobilidade, alimentação, atividades de relaxamento.

            Educar, nessa perspectiva, significa a possibilidade de entender e participar das decisões da sociedade, utilizando o lugar onde se vive, a escola, o bairro, a vizinhança como parceiros para o desenvolvimento pessoal e escolar dos sujeitos.