Palavra da Diretora
Estamos vivendo um momento muito feliz. A EMPEV comemora 30 anos de existência e comemora também um avanço nos índices de desenvolvimento dos nossos alunos.
Esse crescimento é fruto de muito trabalho, muita dedicação de todos os envolvidos na vida da Escola. Direção, coordenação, equipe de professores, funcionários, monitores, pais e alunos estão cada vez mais envolvidos nesse processo. Temos plena consciência que a educação é papel e responsabiblidade de todos. E é na busca desse envolvimento que temos trabalhado.
Falando ainda sobre o desenvolvimento da aprendizagem das nossas crianças, precisamos lembrar e nos preparar para as avaliações externas. As crianças do 5º ano farão a Prova Brasil em novembro e essa valaição será responsável pelo IDEB de 2011. Nossa meta é 5.5. Nesse ponto podemos nos alegrar pois essa meta foi alcançada em 2009, portanto nossa responsabilidade é ainda maior. Nosso sonho é que alcancemos 6.0 que é a meta para o Brasil. Tenho certeza de que somos capazes de atingir esse sonho.
A Nossa EMPEV
A Empev começou sendo apenas mais uma escola da Rede Municipal de Educação. No dia 02 de julho de 1980 foi o publicado o Decreto que criou a escola que hoje tanto nos orgulhamos. No mesmo decreto estava determinado que a escola então criada receberia o nome de Professora Efigênia Vidigal considerando que essa professora é merecedora de homenagem pelo trabalho prestado na área educacional da cidade de Belo Horizonte.
Nos orgulhamos também do nome que a escola recebeu. Procuramos manter sempre viva entre nossos alunos e professores a memória dessa profissional.Vocês vão encontrar sempre a foto da Efigênia Vidigal na sala da direção e na secretaria e assim sua história é lembrada quase que diariamente.
No dia 08 de fevereiro de 1981 a EMPEV foi inaugurada. Nossos primeiros professores, ou melhor professoras vieram da EMMA – Mestre Ataide, pois a essa Escola coube a função de receber os alunos que cursavam da 1ª a 4ª séries do Ensino fundamental que moravam no bairro Palmeiras.
Nossa primeira diretora, Maria da Graça, inscreveu a escola em concurso promovido pela Secretaria de Educação chamado “ Essa Escola é um jardim”. Ganhamos o 1º lugar. Esse fato é muito lembrado por todos nós porque nossa “Escola ainda é um jardim”. Isso deixa o nosso dia a ainda mais prazeroso.
Nesses trinta anos, crescemos muito na área física e humana. Criamos Associação de Pais e Mestres, que aliás precisa se animar, ampliamos o atendimento para Pré escolar, Supletivo, hoje transformado em EJA e Educação Infantil. Conquistamos uma quadra e depois a cobertura dessa quadra através do Orçamento Participativo, ganhamos mais três sala de aula, ampliamos a cozinha, ganhamos uma linda biblioteca também no OP, montamos laboratórios de informática através da APM, que depois foi ampliado e reestruturado pela PBH.
O mais importante a ser lembrado hoje quando a EMPEV completa 30 anos é que somos uma escola referência na comunidade e agradecemos o respeito e o carinho com que nosso trabalho é recebido